Madeira

Quero vos falar um pouco do sítio de onde sou natural e onde moro... Se tivesse nascido noutro sítio provavelmente não me teria iniciado no Trail, pois foram as fantásticas paisagens e a bela floresta da Ilha da Madeira que me motivaram a correr pelos trilhos. 

Em 2011 tinha 24 anos e comecei a correr para entrar no exército Português em regime de contrato. Logo após o ingresso no exército da obrigatoriedade da prática de exercício físico rapidamente passei para as provas de atletismo e pouco depois destas surge o Trail Runinng, despertando de imediato uma grande paixão, fiquei logo fascinado por correr nos trilhos da ilha da Madeira, grande parte em plena floresta Laurissilva que torna este contacto com a natureza numa verdadeira “terapia natural”.

A Madeira tem uma grande vantagem para a prática de Trail Running, com trilhos e levadas por toda a ilha sempre com paisagens deslumbrantes, sendo grande parte dos percursos pedonais recomendados para caminhadas. O contacto com a natureza as paisagens únicas, os desníveis brutais que se iniciam ao nível do mar e se elevam em pouca distancia por vários picos, sendo o mais alto o Pico Ruivo com 1861m de altitude, subidas de grande desnível, duríssimas, mas sempre com uma paisagem envolvente que nos revitaliza tornam a Madeira num santuário para a prática de corridas em montanha! E pensar que eu antes de iniciar a prática desta modalidade não fazia ideia da beleza que esta ilha tem...

Hoje, e cada vez mais, a Madeira passa esta imagem para fora sendo já conhecida internacionalmente pela suas características excepcionais para a prática dos desportos de natureza e em particular do Trail Running. Uma ideia que surgiu em 2014, veio contribuir um pouco para esta divulgação - criar um percurso de treino para trail running. O desafio foi-me lançado pela Junta de Freguesia do Porto da Cruz e como resultado desse desafio foi criado um percurso de treino com 3 distâncias (9km, 19 km e 35km) na costa Norte da ilha situado então na freguesia do Porto da Cruz, com partida e chegada ao nível do mar e atingindo 1400m de altitude no percurso mais longo. O percurso está aberto todo o ano passando por levadas e trilhos da floresta Laurissilva, podendo ser utilizado também para caminhadas. Todas as distâncias têm uma sinalética para que os atletas tenham referências de forma a fazer um treino mais seguro, também podendo utilizar o track GPS que está disponível para cada percurso. É assim uma forma segura de disfrutar de uma enorme beleza natural da ilha, ao mesmo tempo que pode treinar ou simplesmente passear.

 

Atenção! Este website usa cookies e tecnologias similares

Ao fechar esta mensagem esta a concordar com esta utilização. Learn more

I understand

Quem é Luís Fernandes?

O Luís Fernandes nasceu no Jardim da Serra, Câmara de Lobos. Desde sempre teve um espírito lutador e uma impressionante determinação na obtenção dos seus objectivos. Ainda que apenas aos 25 anos tivesse contacto com o desporto a sério, rapidamente ganhou gosto pela modalidade desportiva de Trail Running e Skyrunning, conseguindo desde as suas primeiras provas optímos resultados.

Últimas Novidades

© 2016 Luis Fernandes.

Pesquisa